A alegria que acende meu coração nestes dias é o lançamento do meu primeiro livro de poesias para crianças. É o “Aliterados e Rimados – os amigos do Bicho Belisco – prática poética pela Consciência Fonológica”, publicado pela editora Ipê das Letras.
A obra é fruto de uma parceria com a Fga. Dra. Thaís Freire, que escreveu a fundamentação técnica das habilidades estimuladas pelas poesias e, com uma visão empreendedora singular, foi delineando comigo o formato, a estrutura e o jeito de dialogar com os profissionais, pais e mães que usarão o livro, como um instrumento de desenvolvimento, com as crianças. As habilidades mais estimuladas envolvem a percepção de rimas e aliterações, e realizar outras manipulações de partes das palavras: as sílabas e os fonemas. Estas, competências especiais para o desenvolvimento de ritmo e musicalidade na fala, leitura e escrita.
As ilustrações e a diagramação são produtos do talento e da criatividade do ilustrador André Marques. Foi ele que deu vida e cor ao Bicho Belisco, à Zula Zuluca, ao Dino Dorico e a todos os demais membros da trupe que representam todos os fonemas da língua portuguesa.
Escrever as 50 poesias foi, para mim, uma imensa libertação. Minha escrita esteve, desde a infância, muito vinculada às minhas angústias, sofreres, desconfortos, tristezas e dor. Foi assim que me enlacei com as letras desde muito pequena, para me salvar. Então, foi uma propulsão grandemente inovadora para mim escrever palavras engraçadas, fazer piadinhas, histórias simples e leves, diálogos pueris. E como foi divertido! Meu mundo particular se expandiu para sempre, não apenas por quebrar limites no meu jeito de ser escritora e poetisa, mas por me descobrir capaz de levar para a escrita a leveza que eu sempre vivi nas relações com as crianças, em quase 25 anos promovendo o desenvolvimento da linguagem dos pequenos. Tudo isso me fez muito bem! E continuará fazendo porque é divertido demais!
Onde comprar:

Obrigada, querida, por nos fazer também felizes em conhecer e brincar com o Bicho Belisco e toda essa turminha tão especial! Que este livro inaugure um lindo território para que outras práticas poéticas se façam presentes por meio da sua escrita tão especial! Parabéns, minha amiga! ❤️😘
CurtirCurtido por 1 pessoa